Información General

Información General

Dicas fundamentais para quem vem para o Chamado

Toda alegria, resiliência e energia positiva em recebê-los no Território do  Instituto  Biorregional do Cerrado.

Um momento especial se aproxima no IBC. O Chamado da Resiliência Planetária, o segundo Conselho de Visões Biorregionalista de alcance global que acontecerá no Brasil.

Nestas linhas, você receberá  indicativos confirmando sua inscrição e pontuando como se preparar melhor para essa incrivel experiência na Savana mais biodiversa do mundo, o Cerrado Brasileiro.

Onde Estamos

O IBC está localizado na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso de Goiás e fica a 230 km de Brasília. Estamos a 1300 metros de altitude e fazemos divisa com o Parque Nacional. O clima em outubro é ameno, mas possivelmente teremos alguns momentos ou dias de chuva. A temperatura varia entre 20 e 30 graus – ótimo para nossas atividades de plantio e agrofloresta.

 

IBC, Quem Somos

Somos uma organização não-governamental com um eixo sócioeducativo- ambiental. Temos algumas frentes, entre elas a cocriação de um assentamento humano sustentável. Estamos instalados em 120 hectares na cidade de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O local fica a 240 km de Brasília, a Capital Federal do Brasil.

Viver e construir um espaço comunitário é uma aprendizagem e tanto. Um processo Bioconstrutivo intuitivo e contínuo. Nosso Ecocentro está em construção, portanto, não espere luxo nem eco-zonas de conforto.

O local possui uma dose considerável de “rooteza”. Nossos sanitários são secos, nossas duchas, nem sempre possuem aǵua quente. (As duchas quentes são exclusivamente destinada às mães, crianças e anciões). Não é permitida a circulação sem acompanhamento nas áreas da Aldeia Aratikum (Ecoaldeia).

 

Câmbio de moedas

Dentro do Chamado, teremos a circulação de uma moeda social denominada Cristal. Se você vem para o Chamado com reais, doláres ou euros, pode contar que teremos um EcoBanco Solidário dentro do Chamado que fará o intercâmbio das moedas para você com um valor justo.

Vamos Trocar

Dentro da Flor da Permacultura, a Economia Solidária é uma pétala fundamental. Iremos fazer uma atividade prática extremamente importante e precisamos do seu engajamento prévio para fluir de uma maneira dinâmica e resiliente.

A palavra “troca” resgata o sentido da reciprocidade em que alguém oferece algo a outro, tendo como base a confiança. Na troca solidária, a abundância se apresenta e o ato incondicional de dar sem querer receber “algo” em troca se manifesta com sorrisos, abraços e desapego.

 

O que levar para o Mercado de Trocas do Chamado ?

Faça uma análise profunda do ser consumidor que somos. Será que realmente precisamos de tudo o que está guardado em nossos armários, gavetas, cabides e caixas? Traga sua produção ou excesso. Quanto mais original, biorregional e artesanal, melhor! Artesanato, alimentos não perecíveis, habilidades, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de casa que você não usa mais e que alguém pode precisar muito. Roupas em bom estado, livros e cartilhas educacionais são muito bem vindos. Quanto melhor for a qualidade dos seus produtos e serviços, melhor a abundância se manifestará.

RECOMENDAMOS QUE TRAGA AO MENOS 10 PRODUTOS PARA O MERCADO DE TROCAS

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *